domingo, 17 de agosto de 2008

Aturdimento, passo para a derrota

"O declínio da vontade de lutar já é a metade da derrota..."

(Fonte: "Folha de S. Paulo", 23 de maio de 1971)

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Atonia diante da fartura de informações

"Impressiona-me um contraste. De um lado, as informações postas ao alcance do público jamais foram tão fartas. De outro lado, jamais este se sentiu — creio eu — tão átono e embaraçado diante delas."

(Fonte: "Folha de S. Paulo", 23 de maio de 1971)

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Marxistas inadvertidos

"Reconhecer ao capital, enquanto fator de produção econômica, a grande importância que lhe cabe segundo as circunstâncias de nossos dias, nada mais justo. Mas proclamar, por esta forma, a absoluta superioridade da posse do dinheiro sobre todos ou quase todos os fatores intelectuais, religiosos ou morais de prestígio, não importa em colocar a economia como valor supremo? E não se cai assim, inadvertidamente, no marxismo?"

(Fonte: "Folha de S. Paulo, 9 de maio de 1971 )

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

"Um esforço de destruição clara ou de falseamento sub-reptício dos valores da civilização cristã"

"Nenhuma época do passado pode ou deve ser intocada. É sempre possível, por um movimento verdadeiramente progressivo, abolir defeitos e melhorar qualidades. Mas isto não basta, é preciso também que nós nos lembremos de que muitas das transformações instituídas no presente não representam um trabalho inteligente para depurar e fazer progredir as tradições que recebemos, mas, pelo contrário, constitui um esforço de destruição clara ou de falseamento sub-reptício dos valores da civilização cristã."

(Fonte: "Mensageiro do Carmelo", Ano XLVII – Edição especial – 1959 - Conferência proferida em São Paulo, no dia 15 de novembro de 1958, durante o Congresso da Ordem Terceira do Carmo)